<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, julho 28, 2005

Os feios-bonitos. 

















Willem Dafoe

Nota musical 

Prefiro a Radar à Oxigénio. Aliás, não há pachorra para a Oxigénio.

quarta-feira, julho 27, 2005

Pré-época. 

Era para ter sido tio, hoje. As urgências de um hospital tramaram-me os intentos e a minha irmã lá levou 50 litros de líquido amniótico que cabem naquele saco azul. Preciso urgentemente de ser tio, antes de ser pai. Ter um sobrinho, antes de ter um filho. Fraquejo com paroxismos repletos de significância. Não tem nada a ver com o saco azul. Estes, são legítimos.

«Tanto alarido...» 

Num organismo público, uma senhora entra desaforada, suada e maquilhada sala adentro, exigindo, contestando e protestando contra uma série de coisas que não interessam nem ao menino Tomás. À dita senhora, claramente e absurdamente chata, usei a expressão 'tanto alarido'. Ofendida, resmungou a má aplicação do termo à situação. É funcionária pública há mais de 30 anos e não gosta dos governos que por cá - Rua de São Bento - passam. Daqui a 30 anos, em plena praia de carcavelos, ai dela que se aproprie desta expressão para com os seus amigos.

terça-feira, julho 26, 2005

Epiphone B.B. King Lucille EB 

Chego ao trabalho, numa manhã solarenga, e deparo-me com um papelinho na minha secretária, ali deixado por uma senhora de meia idade fanática por signos que, sabendo-me aquário, se apressou a notificar o que eu, realmente, sou. No papelinho escrito pela tal senhora, muito dada a atestados médicos, podia-se ler: "Não tenho tudo o que amo, mas estou-me pouco lixando para as posses." Lembrei-me do dia em que partilhava com uma linda menina a guitarra que ia comprar. Tinha-me apaixonado por ela, p´la guitarra. Ela, em troca, noticia-me que ia ser pai. Há filho, não há guitarra. E a senhora do bilhetinho está tão enganada... É que até nem tinha que ser uma Gibson.


segunda-feira, julho 25, 2005

Cruz nele. 

Viro a página e deparo-me com o João Pereira Coutinho. Ah bom! Tava a ver que não encontrava um candidato de jeito.








PS: Não é cruz com ele...

Também o Dr. Mário Soares precisa nascer de novo. 

Estava eu a ler o Expresso e eis que me deparo com a cara do Dr. Mário Soares promovendo uma reflexão sobre o terrorismo. Sabia de antemão que nem os méritos, merecidos, na obra democrática faziam valer a verborreia irresponsável com que este senhor trata a questão. O discurso da pobreza era mau demais para ser encarado com o mínimo de seriedade. Por isso, resolveu, o Dr. Soares, voltar à menina dos seus olhos: a religião. Diz ele: «A verdade é que vivemos momentos de grande fanatismo que ataca todas as religiões, para não referir o que se passa com a proliferação de certas seitas, como as evangélicas.» Eureka! Nem os terroristas chegam aos calcanhares dos evangélicos, que proeza. Mais à frente prossegue com a sua bandeira: «Não duvido que o terrorismo global é uma preversão da religião islâmica - ... - por isso, há que ter cuidado de não ferir o Islão, semeando ódios e ressentimentos entre aqueles que, sendo muçulmanos, condenam e combatem duramente o terrorismo.». Amén! No fundo, os evangélicos é que andam por detrás disto tudo. Raisparta aos born-again-christians!
Um douto senhor que pretende esclarecer os leigos acerca da verdade em que vivem e que, simultaneamente, mistura seitas, denominações, jargão religioso e desconhece, por completo, o significado e, pior, a realidade evangélica nos diversos países do mundo não merece ver um único minuto de futebol saídos dos pés do Ronaldinho Gaúcho - maradona, és uma referência. A irresponsabilidade e os flagrantes delitos de inconsciência percorrem as veias do Dr. Mário Soares sem que ele note. Nem Nicodemos, nascidinho de novo, teria pachorra para tanto Antrax num corpo só. Temo por aquilo que aí vem. A hipótese de ter o Dr. Mário Soares como próximo Presidente da República devolve-me à tísica russa do séc. XIX. É que estou no limite. Não sei o que farei quando o ouvir dizer que as Borboletas Borbulhas são uma rede de fanáticos religiosos, responsáveis pela situação nuclear da Coreia do Norte.

sexta-feira, julho 22, 2005

É sexta-feira, um dia repleto de possibilidades. 

A sexta-feira é um dia que corre sempre bem. A predisposição para algo que virá, a esperança dos bons momentos, um fim-de-semana em família. É sempre assim. São as ansiedades que nos excitam e não as coisas pelas quais a ânsia - ou o temor - nos acercam. O Raskolnikov que o diga. Será a eterna contradição do polícia e do ladrão. Pensa o primeiro que quando agarra o segundo está a castigá-lo na mais profunda das possibilidades. Mentira. Termina ali a sofreguidão, a angústia, o peso, a morte do ladrão. No trabalho, a mesmíssima teoria: a possibilidade das noitadas a trabalhar destroem a ar que se respira, a brancura da dentadura saltitante. As possibilidades, as ansiedades. Ora, esta sexta-feira estou enormemente motivado para ganhar o euromilhões, e isso basta-me.





PS: É sexta-feira, e o Tomás pode, a qualquer momento, vir cá para fora receber o pin que o papá lhe comprou para colocar no babygrow. Ah, rapaz! Vais ficar um mimo.

Sou contra as mulheres que insistem, com rigor, na expressão «vou ali fazer um xixizinho». 


quarta-feira, julho 20, 2005

Eu já nem sei ler pautas, mas sou um gajo cheio de boa vontade. 

Há uns tempos encomendei, na boutique de partituras da Valentim de Carvalho, um livro com propensões de amante de tarde de Inverno. Passados dois anos, o tinha. Falta-me agora, cá em casa, o depositório das minhas inconfidências.



segunda-feira, julho 18, 2005

Gravidez acelerada. 

O melhor amigo de um homem cuja casa é de uma estética exemplar, de uma limpeza absurda e de cozinhados rebuscados chama-se 'instinto de nidação'.

A melhor contratação da última década. 

Mas é que nem sequer me passa pela cabeça retirar aquele bonequinho que ali está em baixo. Não tenho dúvidas em continuar a dizer que é a melhor contratação da última década. O risco alinha em jogar na mesma equipa que os intrépidos, não na dos imprudentes. Teremos o tal Nº9 traço Nº10 que os comentadores, estupidamente, querem embrulhar, daqui a uns tempos. Macacos me mordam se este não é o ano do Tomás(son)!

sexta-feira, julho 15, 2005

E porque a prudência é coisa pouco audaz... a melhor aquisição da última década! 


Intercessão. 

Hoje de manhã cheguei ao trabalho e deparei-me com o boato de que o maradona tinha falecido. Inconscientes. O Zeus do futebol não morre assim sem mais nem ontem. Uma mente luminosa, não satisfeita com a estaca colocada no meu coração, insistia na tortura: «Ah! A não ser que tenha sido outro maradona...» Outro maradona! O maradona?! Era assim que caía um mito?! Jamais! Tive rés-vés-campo-d´ourique para me refugiar em oração.








PS: Chego a casa e leio: «"Neurotics build castles in the air, psychotics live in them. My mother cleans them." Ele está bem.

Sou contra as mulheres que, em público, utilizam a expressão «vou ali fazer um xixizinho». 


terça-feira, julho 12, 2005

Idealizo coisas boas. 

Sou um perfeito desmazelo, repito, um perfeito desmazelo, com as picuinhices da mais variada espécie. Na música, com uma década de concertos em cima - poderiam ser dez mas foram mais - nunca me organizei para ter um kit-músico que me facilitasse a vida. Anátema. Este ano, não toquei em nenhum que não tivesse que pedir palhetas emprestadas. Um amigo, de uma banda amiga, carrega uma mala cinzenta repleta de cabos, fichas, pedais, fivelas, etc. Invejo-o. Nem a objectividade é próxima do desmazelo, nem o utilitarismo da preguiça. Metanoia. Hoje, comprei uma tomada de seis entradas, com um cabo de 5 metros e interruptor.

Sou contra as mulheres que usam a expressão «fundo de maneio». 


Despotismo obstetra. 

Na semana passada assisti a uma aula de preparação para o parto destinada aos companheiros das alunas. Uma fisioterapeuta desinibida tratava da questão com um pragmatismo salutar, mas ameaçador. A naturalidade dos profissionais é déspota para com os franzinos.








PS: Mantenho a alma de homem-à-antiga.

quinta-feira, julho 07, 2005

Fé, digo eu. 


Nota Musical 

Prefiro o Tony Carreira ao Perry Blake.

Coisas simples. 

A minha mulher mete-se comigo e sugere-me que escreva um post sobre os d´zrt, mas eu não consigo.

quarta-feira, julho 06, 2005

Relembro: Este blog faz hoje 2 anos! Lembrei-me!!! 


Denominam a sala de parto de 'BOX' e ainda me perguntam se quero assistir ao parto??? 


Aniversário! 

Há umas semanas um amigo meu envergava com elegância uma t-shirt onde se lia: "Se eu fosse americano era republicano." Elogiei-o. Hoje é dia 6 de Julho, dia de aniversário do senhor Bush. Duvido que celebre o seu aniversário. Mais: arrisco mesmo a dizer que os dois aninhos, completado hoje, desta sala lhe digam mais que os 59 do dito senhor.

sexta-feira, julho 01, 2005

Suor com as Borboletas Borbulhas 

O concerto na Casa Okupada de Algueirão proporciou-nos participar neste festival. Desde o tal concerto que, relembro, terminou com tudo à batatada, que estes eventos são fundamentais para a minha vida.


























Florcaveira

This page is powered by Blogger. Isn't yours?